Semanalmente, diversas pesquisas científicas sobre acupuntura são publicadas ao redor do mundo. Algumas delas você vê aqui no Aprendiz!

Apesar de algumas delas não apresentarem todos os critérios de qualidade (como amostragem, tipo de teste, duração, etc), todas são fontes excepcionais para estudo e análise.

Só por esse motivo vale a pena investir alguns minutos para a leitura e reflexão sobre os métodos, explicações e resultados obtidos.

A seguir, são listados os 6 motivos principais para você ler (e analisar) pesquisas científicas sobre acupuntura.

1) Analisar pontos, técnicas e protocolos utilizados

Os estudos científicos descrevem e explicam o motivo do uso de cada um dos pontos de acupuntura. Quando apresentam técnicas diferentes, sejam elas baseadas nos clássicos ou em estudiosos contemporâneos, elas são detalhadamente explicadas, tanto do ponto de vista teórico quanto prático.

2) Compreender os mecanismos fisiológicos da acupuntura

Os estudos científicos costumar ter ênfase na Medicina Ocidental e por esse motivo buscam explicar os mecanimos fisiológicos da acupuntura, ou seja, a ação direta da acupuntura no sistema nervoso, nas substâncias, enzimas e hormônios que explicam porque a acupuntura é efetiva.

3) Conhecer as ações da acupuntura em diversas patologias

Infelizmente, a maior parte dos pacientes só procuram a acupuntura (e a Medicina Chinesa) para tratar dores.

Porém, diversas pesquisas científicas analisam a eficácia da acupuntura em diversas doenças, desde autismo em crianças, AVC, soluço, ovário policístico, diabetes e assim por diante.

Ao criar o costume de ler pesquisas, é possível conhecer outras possibilidades do uso da acupuntura e compreender mecanismos e formas de tratamento para diversas doenças.

4) Conhecer sobre o uso da acupuntura em diversas partes do mundo

Você acha que a acupuntura é estudada somente na China? Não… Existem pesquisas sobre acupuntura realizadas em todas as partes do mundo: Estados Unidos, Alemanha, Filipinas, Coréia, Japão, etc.

Cada um dos países e cada uma das instituições realizam pesquisas sob diferentes ópticas e com abordagens diferentes. Vale a pena conhecer cada uma delas.

5) Saber argumentar sobre a eficácia da acupuntura

Sempre tem um paciente ou acompanhante que diz que “não acredita em acupuntura”. A melhor forma de argumentar é falando sobre pesquisas científicas realizadas e seus resultados.

Além de transmitir a seriedade do seu trabalho (e da profissão) você ajuda a acabar com a ideia “esotérica” sobre acupuntura.

6) Entender como são realizadas as pesquisas científicas

Independentemente da área de atuação, as pesquisas científicas são a chave para evolução.

Por esse motivo, é interessante compreender como as pesquisas são realizadas, seus critérios e principalmente como seus resultados são definos.