Na Medicina Chinesa, as funções dos órgãos e vísceras vão muito além das suas funções fisiológicas conhecidas pela Medicina Ocidental. Portanto, conhecer as funções e relações específicas de cada órgão é fundamental para compreender as patologias associadas: é preciso conhecer o fisiológico para compreender o patológico. Neste post falaremos do Coração!

O capítulo 8 do Questões Simples (Su Wen) afirma que “o Coração é o monarca dos 5 órgãos Yin e dos 6 órgãos Yang e é a residência do Shen”.

A figura abaixo exibe a primeira ilustração do Coração feita com base nos estudos iniciais.

 

A seguir, serão descritas as principais funções do Coração e como cada uma delas contribui para o organismo.

Governar o Sangue

Além de participar da última etapa da formação do sangue (clique aqui para saber mais), o Coração é o órgão responsável por governar o Sangue.

Ainda, o Fígado, Baço e Rim também tem relação direta com o Sangue, uma vez que o Fígado armazena e o Baço e Rim atuam diretamente na formação do Sangue.

Somando-se a formação do Sangue, o Coração também é responsável por bombear o Sangue por todo o corpo, ou seja, de promover o suprimento adequado para todos os tecidos do corpo.

Controlar os vasos sanguíneos

Outra função do Coração é controlar os vasos sanguíneos, que são as vias de distribuição do Sangue.

As condições dos vasos sanguíneos estão diretamente relacionas ao Coração, ou seja, patologias do Coração podem prejudicar o estado dos vasos causando, por exemplo, arteriosclerose.

Além disso, é importante destacar que os vasos sanguíneos também são considerados uma das camadas de tecidos do corpo: Pele, músculos, tendões, vasos sanguíneos e ossos.

Controlar o suor

O suor é o fluido corporal relacionado ao Coração.

Embora Seja o Pulmão o órgão que controla a abertura e fechamento dos poros, é o Coração que controla o suor e a sud0rese.

Patologias do Coração, como por exemplo, a deficiência de Qi do Coração, podem causar transpiração espontânea diurna e outras como a deficiência de Yin do Coração causam transpiração noturna.

Ainda é preciso considerar que os fluidos corporais tem uma relação íntima com Sangue: quando o Sangue está muito grosso, os fluidos corporais entram nos vasos sanguíneos para afiná-lo e vice versa. É o Coração que controla esse fluxo de entrada e saída dos fluidos corporais nos vasos sanguíneos.

É por isso que pacientes com hemorragia não devem ser submetidos à transpiração e pacientes com excesso de transpiração não devem receber técnicas que envolvam sangria.

Abrigar a Mente (Shen)

“O coração é a residência da Mente”. Essa afirmação tem dois aspectos diferentes.

O primeiro deles está relacionado como Mente (Shen) no sentido global, considerando o complexo de faculdades mentais e o segundo relacionado com um dos cinco aspectos da Mente (Shen, Hun, Zhi, Yi e Po) e neste caso considera-se as atividades mentais e o estado emocional.

Quando o Coração é saudável, a atividade mental (discernimento e cognição) é normal, as emoções são equilibradas, a consciência é clara, a memória é oa, o raciocínio é eficiente e o sono restaurador.

Quando o Coração apresenta alguma patologia, a mente é prejudicada e sintomas como insônia, perda de memória, dificuldade na fala e tantos outros podem ocorrer.

Outras relações

Considerando os fundamentos da Medicina Chinesa, o Coração tem algumas relações diretas que colaboram no diagnóstico e tratamento. São elas:

  • O Coração manifesta-se na compleição;
  • O Coração abre-se na língua;
  • O líquido do Coração é o suor;
  • O som do Coração é o riso;
  • A cor do Coração é o vermelho;
  • O sabor do Coração é o amargo;
  • O movimento do Coração é o Fogo;
  • A alegria afeta o Coração;
  • O fator climático do Coração é o calor;
  • A estação do ano relativa ao Coração é o verão;
  • O odor do Coração é o queimado  (queimado ou chamuscado).

Ditados

As funções e relações do Coração podem ser resumidas nos seguintes ditados e frases clássicas:

  • O Coração detesta calor;
  • O Coração controla a fala;
  • O Coração relaciona-se com a Alegria;
  • O Coração abre-se na língua;
  • O Coração é a morada da Mente.

 

Referências

– AUTEROCHE. M.; AUTEROCHE, B. Guia Prático de Acupuntura e Moxibustão. 1ª Edição. São Paulo: Andrei, 1996.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.