Existe um ditado clássico que diz: “Se urgente, tratar o ramo”.

Mas o que ele significa e qual sua implicação direta na prática clínica?

Na Medicina Chinesa, costuma-se utilizar os quatro pilares do diagnóstico (interrogatório, palpação, inspeção e ausculta e olfação) como base para diferenciar síndromes, definir princípios de tratamento e depois a estratégia de tratamento (pontos de acupuntura, guachá, etc).

Todo esse processo leva um tempo, principalmente no primeiro atendimento! É normal que o atendimento se inicie com um bate papo, explicações sobre a Medicina Chinesa e só depois os processos de diagnóstico tem início.

Mas existem pacientes e situações que não podem esperar… E são nesses casos que devemos deixar a raiz de lado e tratar o ramo!

Quando o paciente chega com uma condição muito aguda ou urgente, como hipertensão, dor extrema, lesão recente, cólica menstrual, etc, deve-se deixar o “bate papo” de lado, colocar o paciente na maca e resolver o problema pontual.

Além dos riscos envolvidos em situações urgentes (aqui no Brasil não é comum atender um paciente numa condição assim mas pode acontecer), um paciente que se encontra numa situação de dor ou desconforto extremo não tem condições – e nem vontade – de falar, responder perguntas sobre fezes, urina, sono e etc.

O que ele mais quer é resolver sua condição momentânea.

E é exatamente isso que fala esse ditado: quando o paciente chega numa condição urgente, o profissional deve deixar todo o processo de diagnóstico de lado e tratar a situação do momento.

Por exemplo, uma mulher que chega com cólica menstrual intensa deve ser atendida imediatamente com o objetivo de resolver a dor e não de diferenciar se a cólica é causada por estagnação do Qi do Fígado, frio no útero, etc.

Após resolver a dor, com a paciente já sem dor é que se deve voltar ao diagnóstico para identificar a raiz do problema. E isso pode ser feito na própria sessão de atendimento ou numa próxima oportunidade.

O mais importante é ter empatia com o paciente e saber quando ele está bem o suficiente para passar por todo o processo de diagnóstico ou se apenas precisa resolver seu problema momentâneo.

Fica a dica 🙂