Existem 16 canais de conexão (luo): um para cada um dos canais principais, um para o Vaso Governador, um para o Vaso Concepção, o grande Luo do Estômago (sem ponto conhecido) e  grande luo do Baço.

Apesar de imaginarmos que o canal de conexão seja apenas um canal horizontal único que tem como função principal conectar o lado direito e o lado esquerdo, não é bem assim!

Na verdade, o canal luo é uma rede (teia) que corre em todas as direções e preenche todos os espaços entre a pele e os músculos (cou li), uma porção mais superficial do que os canais principais e outra mais profunda, conforme figura abaixo.

Cada um desses canais envolve uma área específica do corpo (conforme o trajeto do canal).

O grande luo do Baço emerge 3 cun abaixo da virilha e se espalha pelo tórax e região costal lateral. , conforme a figura abaixo.

O que torna esse canal tão especial, é que ele (através do seu ponto BA21 (dabao) é capaz de influenciar todos os demais canais luos, ou seja, ele atua de forma geral em toda a estrutura de vasos luo do corpo!

Segundo o Eixo Espiritual (Ling Shu), a função dos canais luo é ajudar na distribuição de Qi e mais especialmente de Sangue para todos os tecidos do corpo, por meio da rede de canais luo diminutos; Como o Baço controla o Sangue, seu grande canal de conexão controla o Sangue no corpo todo.

É por esse motivo que o BA21 (dabao) é considerado o grande luo.

Nesse sentido, o uso clínico do BA21 (dabao) tem como funções:

  • Regular Qi e Sangue;
  • Aliviar a dor ou sensibilidade em qualquer (e todas) as partes do corpo;
  • Atuar quando há sensação geral de fraqueza;
  • Eliminar estase de Sangue ou estagnação de Qi na rede de luos.

O uso do “grande luo” é recomendado em casos de dores generalizadas, como na fibromialgia e doenças reumáticas e também para regular o Qi e Sangue de uma forma geral.

Esse ponto está localizado na linha média axiliar, no 6º ou 7º espaço intercostal. Seu agulhamento deve ser realizado somente por profissionais experientes pois pode causar pneumotórax (para mais informações sobre localização e agulhamento, consultar um atlas de acupuntura).

A figura abaixo resume as funções do “Grande Luo”.

Referências

– DEADMAN, Peter; AL-KHAFAJi, Mazin; BAKER, Kevin. Manual de Acupuntura. São Paulo: Roca, 2020.
– FOCKS, Cláudia; März, Ulrich. Guia prático de acupuntura. 2ª edição. São Paulo: Manole, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Canais de Acupuntura. Uso clínico dos canais secundários e dos oito vasos extraordinários. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Roca, 2008.
– MACIOCIA, Giovanni. Diagnóstico na Medicina Chinesa: um guia geral. 1ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2006.
– MACIOCIA, Giovanni. Os fundamentos da medicina chinesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Roca, 2019.
– ROSS. JEREMY. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. Rio de Janeiro: Roca, 2019.